terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Engenharia Mecatrônica


Olá a todos e todas, estou aqui para começar a falar mais sobre cada engenharia. Como não estou muito afim de escrever, aqui vai um Ctrl V federal de um resumo geral e muito bem explicado de outro site que encontrei.

ENGENHARIA MECATRÔNICA

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro mecatrônico projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.


O mercado de trabalho
O profissional encontra ofertas de trabalho em indústrias de diversos setores, como automobilístico, químico e petroquímico, de alimentos e embalagens e de tecnologia da informação (TI). Com uma visão sistêmica, o engenheiro entende o processo, o controle, o TI de uma empresa e faz tudo isso funcionar de forma integrada. No eixo Rio-São Paulo, é contratado por grandes empresas para desenvolver e implantar projetos de automação e robotização. Também existem vagas em boa parte das empresas que migraram para cidades do interior do Paraná, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Goiás. Geralmente, o engenheiro ocupa o topo da pirâmide das etapas do desenvolvimento de um projeto. Os formados nessa carreira também têm sido bastante requisitados pela indústria médica e por hospitais públicos e privados, onde gerenciam projetos de automação, adaptam softwares aos processos já existentes e programam sistemas de informação e banco de dados. A área de meio ambiente também precisa do profissional, que ajuda grandes indústrias a diminuir desperdícios, a fazer uso racional da água e a reduzir a emissão de poluentes. No setor privado, a Vale (antiga Companhia Vale do Rio Doce) é uma boa empregadora.


O curso
Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. A partir do terceiro misturam-se as disciplinas de engenharia mecânica, eletrônica e computação. Em mecânica, você estuda termodinâmica e elementos de máquinas. Em eletrônica estão matérias como eletrônica analógica e digital e na área de computação, aulas de estrutura de dados e sistemas de informação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem um projeto de conclusão de curso. Em outras, ainda, essa graduação é oferecida como habilitação de Engenharia Mecânica.


O que você pode fazer

  • Automação comercial e domótica Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos. 
  • Automação industrial Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais. 
  • Bioprocessos Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia. 
  • Informática Projetar sistemas de informação e bancos de dados. Programar equipamentos automatizados.



Pra galera que pretende fazer mecatrônica, deixo a dica de um vídeo que é um inspiração para qualquer um interessado em robótica. (requer um pouco de conhecimento de inglês OU ultra dedução visual)



Bom, é isso, por hoje é só, amanhã volto com mais das engenharias.

11 comentários:

  1. Interessante...

    Você faz engenharia civil, certo? Poderia fazer um post sobre grandes empresas brasileiras e estrangeiras do ramo... o que acha?
    Só por curiosidade mesmo.

    Participem http://www.orkut.com.br/MainCommunity?cmm=96620577

    ResponderExcluir
  2. eu faço engenharias ciclo básico, ainda não entrei pra uma específica, se quiser saber mais é só ir pro primeiro post do blog

    http://engenheironerd.blogspot.com/2010/01/primeiro-post.html

    ResponderExcluir
  3. Oxii incrivel msm... bom tava em duvida
    entre mecatronica e aeronautica...
    + me decidi ... vo msm é de mecatronica..,
    ainda vo fazer o vestibular...Bom poderia me dar algumas dicas..?
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. tbm qroo fazer engenharia mecatronica ainda estou no 1º ano do ensino medio , mas ja estou estudando para o vestibular ..ano q vem entro em cursinho ,ou sejaa ,farei cursinho duas vezes no 2° e no 3º ano pra assim poder ir melhor no vestibular !!
    vcs sabem se na usp tem eng.mecatronica e se a habitação é dadaa em mecanica ou mecatronica ?

    ResponderExcluir
  5. Um engenheiro mecatrônico pode exercer a função de um engenheiro mecânico?É q nos anúncios de empregos engenharia mecatrônica e engenharia mecânica vem juntas numa mesma sessão e tem mtas ofertas pra engenheiro mecânico,queria saber se um engenheiro mecatrônico poderia exercer tais empregos
    Desde já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  6. faço engenharia mecatronica. estava procurando um blog como esse. muito cbom blog com postagens muito uteis parabens

    ResponderExcluir
  7. Eu sou estudaando do 1° ano do Ensino Medio,e sou muito interessado em ENgenharia Mecatrônica e busco meios de me infoormar mais sobre essa profissão
    Quem quizeer me dar umas dicas e informações
    Msn david_kaarlos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ai galera eu passei pra engenharia de controle e automação ( mecatrônica) na PUC-go
    to feliz pra caramba! Vou ser o novo Tony Stark kkkkkkkkkkk brincadeira

    ResponderExcluir
  9. que legal! se pudesse voltar atrás, era ess aa engenharia que estudava.
    mas para quem ainda está estudando Engenharias, encontrei um sítio com livros e teses de livre acesso bastante interessante:

    http://portugues.free-ebooks.net/search/engenharia

    é só seleccionar da barra do lado a engenharia que querem investigar mais a fundo. espero que vos seja útil! bons estudos!

    ResponderExcluir