segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Introdução ao Desenho Técnico


Sim! Essa cadeira foi a que eu mais gostei dentro do primeiro período, muito legal, você começa a desenhar e vai achando paralelos, e desenhando elipses, usando monstruosamente os esquadros, régua, compasso, e aquele velho "retoque" quando algo não encaixa onde devia, dá uma ajeitadinha pra lá e pra cá, coloca um pouquinho aqui, um pouquinho ali, e poof, o desenho fica bem legal.

Falando sério agora, a disciplina é bem interessante, apesar de estar ultrapassada, pois o CAD é hegemonia dentro dos projetos, mas mesmo assim, a Introdução ao Desenho Técnico é uma cadeira muito boa, você realmente fica com uma noção espacial muito melhor, o que pode te ajudar a fazer o gráfico de uma função de forma mais "legível" na cadeira de cálculo I, ou quem sabe, um esboço melhor das cônicas e quádricas de Geo. Anali. Geometria Analítica.

Por isso deixo aqui minha recomendação da cadeira, e um salve para as professoras Lívia e Fátima que me ajudaram bastante.

Abaixo, deixo dicas para se dar bem na disciplina:
  • NUNCA, eu disse, NUNCA apague as "linhas de construção"
  • Use grafites 0,5mm com pontas HB ou B (não recomendo 2B)
  • Faça sempre traços leves, use seu lado feminino para isso!
  • Se possível, não compre esquadros com réguas, eles são muito "pebas"¹. Recomendo a marca Trident, o jogo de esquadros 60°, 45° e a régua de 30 cm saem por uns 17 reais.
  • Escureça sempre ao final do desenho, e apenas as linhas visíveis no projeto.
  • Sempre faça um esboço antes de começar a peça
  • Fique atento à que tipo de perspectiva e quais lados são pedidos para mostrar nas questões.
Seguindo essas dicas, você consegue tranquilamente passar na disciplina, mas como todas as outras, é preciso fazer exercícios.

PS.: Gosto tanto desta cadeira que vou tentar virar monitor!

1. Peba = expressão pernambucana que significa "Má Qualidade"

7 comentários:

  1. uma boa dica para quem tiver dificuldade. na 3ª avaliação(projeto), decalque o desenho do coleguinha e passe bastante linhas finas para fazer o "H", com isso tirei 9.8.

    ResponderExcluir
  2. ei...
    falando muito sério...
    ateh meus desenhos d boneco palito são ruins...
    tem alguma possibilidade d n me lascar, ou algum exercício p melhorar isso?

    ResponderExcluir
  3. Rhayanne, é o seguinte, os seus esboços podem ficar uma porcaria, só quem precisa entendê-los é você, e o desenho final, é feito todo através de instrumentos, aprendendo a usar os instrumentos você consegue passar tanquila

    ResponderExcluir
  4. e como ricardo falou tem a 3ª avaliação que é a realização de dois projetos com consulta, apoio do professor e afins....
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Adoro suas dicas,faço engenharia mecânica na UFPA no Campus de Tucuruí...e to adorando o curso e com suas dicas acho melhor ainda...Ah você esta me ajudando muito.Parabéns!!!

    ResponderExcluir