terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Todo bom engenheiro....

Bem, um bom engenheiro é definido, na minha opinião, por algumas coisas fundamentais que vou citar a seguir:
Todo bom Engenheiro...

Não erra cálculos
 Isso mesmo, se você quer ser um bom engenheiro, não erre, seu erro pode estragar o produto final, seja ela um braço mecânico, um apartamento, um composto químico, um alimento, um robô, ou seja lá o que for que você esteja fazendo.

Erra cálculos
Ok! Pode parecer um paradoxo, mas todos os engenheiros erram todos os cálculos, o que ocorre é que os BONS, minimizam essa margem de erro e a colocam em uma Faixa segura. Por exemplo, vamo dizer que você projete um braço robótico que aguenta 300 Kg, você vai colocar nas especificações dele que ele aguenta 300 Kg ? NÃO, você vai dizer que ele aguenta uns 250~270Kg, sempre vai ter um escroto que vai testar milimétricamente pra saber se o seu projeto é prudente ou não. E isso vale para tudo, nada é perfeito, nada é exato, tudo é aproximado.

Pensa em todas as possibilidades
Nenhum bom engenheiro se limita com o que já tem em mãos, e se você substituísse isso por aquilo? e se trabalhassemos pra reduzir o custo com o mesmo resultado final. Esse é o trabalho de um bom engenheiro.

É NERD
Sim, não tem escapatória! Para ser BOM, BOM MESMO, você precisa se transformar em um nerd, e estudar sem parar. Não fique aflito pensando que você vai ser rejeitado, porque você vai mesmo! E sempre será a partir do momento que você decidir virar "O cara que faz engenharia" . Não precisa também adotar o visual Nerd, com um óculos gigante cabelo lambido e ETC. só precisa estudar.

E para finalizar, todo bom engenheiro...

Assiste The Big Bang Theory!
Tá certo que o único engenheiro que aparece na série é menosprezado porque não têm doutorado, mas não há o que se preocupar nós engenheiros somos FODAS, afinal, o que adianta fazer todos os cálculos e não ter um engenheiro pra construir?

pra finalizar esse post meio inútil, coloco um vídeo muito bom sobre o que nós representamos.

31 comentários:

  1. Olha tenho um tio engenheiro, peguei a vontade de fazer engenharia dele e seus comentarios acima sobre rejeição e nerd podem desanimar quem não esta por dentro, meu tio é um dos melhores daqui da cidade e.. de fato tem que se estudar muito, muito mesmo, o fato é que você deveria saber medir um pouco o que digita, pode fazer alguem mudar de idéia quanto ao curso que pretende seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mudar de idéia é por que não ta pronto pr ser engenheiro,pois pr ser eng. tem de ser decidido e bem resolvido...o certo e ter um carater definido e no minimo saber o que quer da vida.pois todos me falaram que o curso ia ser dificil ,e to estudando...e realmente e dificil!! nao é para os fracos,mais se vc que defender os mané que desistem por qualque medinho,vai fazer direito e defendelos...

      Excluir
    2. concordo com vc!estou no terceiro período de engenharia elétrica,a turma que começou com 150 alunos,hoje tem 45,isso é 3º período,tenho um professor de física que se formou com 7 anos e meio,hoje é o cara,esses sim admiro...

      Excluir
  2. é só relaxar e levar na brincadeira cara, mas quem não está pronto pra deixar a vidinha social fútil não está pronto pra encarar o curso de engenharia.

    tá pensando que é só entrar, e lá dentro é só zuação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso engenharia aqui, e vou muito mal na materia apesar de ser bem inteligente, porem, tenho que me dedicar ao trabalho e aos estudos. Nunca quis ser engenheiro, mas das minhas opções foi a que mais me agradou. Estou no segundo ano e garanto, perdi muitos contatos mas estou aprendendo muito. Sobre o seu post é relativamente objetivo quanto a vida de estudante de engenharia, mas depois, tambem, é só colher os frutos, pois nem tudo vem de graça, certo? não tenho parente engenheiro, ou medico ou advogado pra me dar apoio rs

      Excluir
    2. É eu também, ralo bastante para conseguir aguentar o curso (trabalho e estudo). Me identifiquei nas exatas no Ensino Médio. Também me decidi através de um amigo do serviço que estava cursando engenharia (Mauá - www.maua.br - onde estudo hoje)que acabou me chamando a atenção devido a quantidade de cálculos (também não tenho ninguém da minha família engenheiro, médicos, Doutores, etc. Minha inspiração é do Criador mesmo (Deus) ou tal profissão). Ai me orientei com Deus e tive a confirmação dEle que era sim a minha área. Gosto muito do curso, mesmo sendo dificil(sai de escola pública), ainda mais porque aprendi (e estou aprendendo) muita coisa na própria faculdade.
      Sendo menos critico que você, eu acho que para fazer engenharia você precisa apenas de gostar bastante de exatas, ser esforçado e um pouco inteligente (o suficiente para você conseguir pelo menos entender o que está sendo passado).
      Bom é isso ai: FÉ EM DEUS QUE CHEGAREMOS LÁ!

      Excluir
  3. Leu, vê se tu consegues postar algo sobre a grade de horários. Soube que na UFPE cada aluno faz seu própio horário. Gostaria de saber a respeito.

    ResponderExcluir
  4. ahaha, gostei da parte de TBBT. Apesar de que a série tá ficando meio chata por focar no relacionamento afetivo Penny - Sheldon - Leonard.

    ;)
    Mas, no final de tudo, acho que parar ser um bom profissional em qualquer área, você TEM que estudar sempre, e ser crânio em qualquer coisa. Não precisa ser da área de exatas pra não ter que parar de estudar.

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisto The Big Bang Theory ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Desculpa ter que comentar aqui, mas vc posta muitas coisas sem noção nenhuma!!
    "Um engenheiro erra cálculos", nada a veeer! Vc realmente se parece com um calouro que não sabe nada de nada! Essa diferença q vc citou entre o valor real e o de cálculo são feitos através de um coeficiente de segurança... isso não mostra que o cálculo está errado... o seu jeito de falar é realmente MUITO estranho! Parece realmente um cara que não sabe nada de nada e tira coisas da própria cabeça que qualquer engenheiro formado lê e ri!!! E fazer engenharia não te deixa anti-social! Dá pra conciliar tudo, isso não é motivo! E essa série, só pela propaganda, parece ser a coisa mais ridícula do mundo, só isso! Já li algumas vezes alguns posts seus e o q eu percebo é um cara que não sabe absolutamente nada sobre o q está escrevendo e tem pose de que sabe! Aposto que vc é calouro!!!

    ResponderExcluir
  7. opa senhor anônimo, vejo pela sua "matura" atitude de não se identificar que você deve ser o fodão da engenharia. E eu sou calouro sim e não tenho vergonha disso, expliquei no primeiro post. E realmente não sei nada de nada, não sei o que é ser engenheiro, e não vou saber nos próximos semestres, até entrar no ciclo profissional. Enquanto não chego lá, posto minha opinião, não é preciso adotar como verdade. Este blog é pessoal e tudo que está escrito aqui pertence a minha personalidade, tudo é PESSOAL. E a respeito da margem de segurança, expliquei de forma intuitiva, e coloquei a palavra cálculo apenas para ilustrar que nada é exato, NADA. Não existe ciência exata. Obrigado pela sua opinião, apesar de não concordar. E se você apostou com alguém que eu era calouro, vai pegar o dinheiro lá. Lê o primeiro post do blog cara, vai te fazer entender os motivos do mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eng. Paulo Henrique22 de janeiro de 2010 17:46

    Big BAng Ownaaa!! =D bom blog!

    ResponderExcluir
  9. nao sei q vc fazer !!pensei em ser engenheiro por causa do salario q é muito bom fiz uma escolha certa???

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, é o seguinte.. você tem que fazer o que gosta, não o que acha que vai ganhar mais dinheiro. se você for um mal engenheiro ganhará muito menos do que um bom engenheiro, aquele que sabe e gosta do que faz, e não simplesmente aprendeu o que fazer e fica no modo automático.

    ResponderExcluir
  11. o sálario é motivante e o respeito que vc tbm é muito legal (voce vira doutor sem doutorado na obra), eu não AMOOOOOOOOO engenharia, mas consigo levar de boa!

    ResponderExcluir
  12. Vou cursar engenhariaa no meio do Ano na Federal de Alagoasss e to com um poquinho de medo pq engenharia lá é BAstante Puxado. e geralmente 90% da turma perde calculo 1. O que tenho q estudar antes para min dá bem em Calculo1???????

    ResponderExcluir
  13. Leu, achei muito interessante o seu blog, para os que pretendem cursar engenharia chama muito a atenção. Inclusive, estou no 4º ano do curso técnico em edificações no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão Campus Petrolina, e pretendo cursar Eng.ª Civil ou na UNIVASF (preferência), na UFPE, na UPE ou na UFCG. Tenho um professor físico, que é formado pela UFPE, que me falou que na lá o calouro entra no curso de engenharia, e na frente de acordo com as suas notas poderá escolher a engenharia. Precede desta forma? Se for assim não acho muito interessante, pois prefiro entrar no meu curso e depois quebrar a cabeça para me formar. Olha, em relação à vida social, eu acredito que realmente tenhamos que abdicar de alguns momentos, inclusive falam que se o namoro passar da engenharia pode casar, rsrsrs. E como vc disse não precisa ser NERD, somente ser organizado e focado. Se no IF os professores nos apertam imagina na Universidade.
    Valeu

    ResponderExcluir
  14. Procede a informação sim!

    Mas não é nada com o que se preocupar muito, quem estuda direitinho não tem problema em entrar na engenharia que quiser. Principalmente você que já estuda no Cefet e obviamente deve ser um aluno dedicado ao curso. Na UNIVASF você faz o vestibular pra entrar direto na sua engenharia, na UFPE que é diferente, pois os 2 primeiros períodos são idênticos à todas as engenharias.

    ResponderExcluir
  15. Cara... Todos tem uma forma de seguir a profissão seja ela qual for... Acho que para ser um bom engenheiro realmente precisa estudar muito... Mas a vida social vc não precisa deixar de lado(se vc achar que sim então deixe), TUDO É QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO... Sou aluno do 4º semestre de Engenharia Civil da UFRN e nem por isso deixo de tomar minha ceverjinha as sextas feiras tocando um sambinha com os amigos do curso... Nós não deixamos de tirar nossas notas boas por isso e nem seremos mal profissionais por isso... acho que a vida social é muito importante já que tbm iremos precisar lidar com pessoas.... Acho que essa questão do seriado não tem nada haver(puro rótulo que vc colocou)... A questão de errar os cálculos eu concordo com vc(apesar de saber que todo engenheiro tem que saber programar e utilizar os programas afim de corrigir os erros)... Acho que basta ter talento que o aprendizado flúi!

    ResponderExcluir
  16. Hmm, quem sabe estou no caminho certo então...
    Ri demais com o vídeo!

    ResponderExcluir
  17. tenho 18 anos e estou no ultimo ano do ensino médio , tenho um tio que é engenheiro químico e ele fala super bem do curso e da profissão , sei que é puxado mais faz parte , eu pretendo fazer eng. Mecânica o grande problema é que sou fraco na matemática exatas etc.. e agora será que vale a pena entrar no curso mesmo sendo fraquinho em matemática , ou uma vez cursando você consegue concluir ?

    ResponderExcluir
  18. Não é fácil.
    Certamente você vai se sentir um asno, anta, burro, acéfalo e afins. E, eu posso dizer isso com toda a segurança apos me ferrar de todos os modos possíveis e imagináveis no ciclo básico.
    Ai chego na parte que me interessou no post, que é aquela que diz; "Bater no peito, e ser o cara que faz Engenharia". Depois que fiz isso as coisas engrenaram. Diminuiu um pouco realmente o tempo dedicado a vida social, mas nada muito drástico. Rs, quanto ao TBBT. Isso é questionável...
    Parabéns pelo Blog e pelo post.
    M. Pereira (Eng. Metalúrgica - Escola de Minas da UFOP/MG)

    ResponderExcluir
  19. Não gosto de engenharia também, mas é oque eu quero pra minha vida, só por ser boa em matemáticA, minha irmã quer se tornar engenheira, ainda ta estudando.

    ResponderExcluir
  20. Não gosto de engenharia também, mas é oque eu quero pra minha vida, só por ser boa em matemáticA, minha irmã quer se tornar engenheira, ainda ta estudando.

    ResponderExcluir
  21. Uma coisa interessante que saquei é: "Qual a imagem que as pessoas leigas têm de um profissional?"
    Por exemplo: "Ah vc é engenheiro mecânico? Poderia dar uma olhadinha no motor do meu carro?", como que se o eng. mec. só estudasse motores de carros!
    Outro: "Ah vc é biólogo? Sempre tive uma dúvida: Porque os cabritos cagam bolinhas pequeninas?"...

    ResponderExcluir
  22. Anonimo.

    Concordo com sua opinião sobre o curso,que realmente é um curso muito puxado.Agora ,usar palavras fortes ,que venha constrangir pessoas que pretendem fazer o curso..fala serio!!!
    Espero que todos que participam de blog ,que tenham pensamentos categoricos, e que nao levem em conta algumas coisa citadas aqui referente ao curso.
    Eu nao penso mal de quem procede mal,apenas estao equivocadas.dica !

    ResponderExcluir
  23. PORRA DA BRINCADEIRA COMIGO, ENTÃO VOCÊ TA DIZENDO QUE SE EU QUISER EU NÃO POSSO FAZER ACADEMIA? E FICAR SARADO TENHO QUE SER UM NERD REJEITADO?

    ResponderExcluir