sexta-feira, 29 de julho de 2011

Acabou a palhaçada

 O ministério da Educação(MEC) bateu o martelo e decidiu colocar ordem no cabaret que é a criação de novos cursos de engenharia. Isso mesmo caro leitor. Se você é um dos alunos desses cursos mirabolantes e está contente com isso... tsc... pode começar a ficar triste. Todas as Engenharias do brasil serão simplificadas e virarão "apenas" 22. Segundo o MEC, o objetivo não é pôr camisas de força nas IES, como vinham propondo os estudiosos, e sim ORGANIZAÇÃO... coisa rara nesse país.

Pode parecer frescura do Ministério, mas o bagulho tava muito louco!! Existem hoje 258 nomeclaturas para cursos de graduação. E cá pra nós... 258 cursos de engenharia caramba!

Pra se ter uma idéia, existem, por exemplo, os cursos de Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, e de Energia Elétrica. Eles passarão a ser denominadas apenas por Engenharia Elétrica... pra que mais do que isso para cursos com praticamente as mesmas matrizes curriculares??

Acho que é a primeira vez que falo isso mas... Palmas para o MEC





Troca de Links

Engenharias que não deveriam existir - parte 1


Todos nós que estudamos alguma engenharia ouvimos sempre falar daqueles novos cursos de engenharia que brotam nas universidades por aí. Este post dará uma atenção especial a elas, as mirabolantes engenharias que muitos ouvem falar mas ninguém conhece alguém que cursa as benditas!

  • Engenharia de Comunicações - O que diabos, um engenheiro de comunicação estuda a mais do que um engenheiro elétrico/eletrônico com especialização em comunicação? Precisava criar um curso novo? Imagine o seguinte diálogo:
    • -Oi, quanto tempo... tá fazendo o que da vida?
      -Opa rapaz, me formei em engenharia de comunicações
      -E o que você faz realmente?
      -Pow, eu faço coisas se comunicarem e gerencio essas comunicações...
      -(Poker face)

  • Engenharia de Custos - Uma das mais WTF de todas! É tipo um Engenheiro Civil, que fica cuidando dos custos das obras pra ficarem dentro do orçamento e essas coisas. Eu admito que é bem importante para a engenharia civil... mas isso pra mim é um engenheiro civil manolão que só fica lá verificando o dinheiro.

  • Engenharia de Energia - Engenharia tipicamente brasileira... na prática é um engenheiro elétrico que sabe um pouco sobre combustíveis (pra energia tirada de combustíveis) e o resto ele estuda em máquinas elétricas (reatores, transformadores e tudo mais em usinas eólicas e hidrelétricas)... Francamente, essas engenharias não precisavam existir

  •  Engenharia Sanitária - Essa é literalmente uma m**da, o cara estuda esgoto velho!

Bom, vocês que fazem esses cursos, levem na esportiva... E aguardo sugestões de mais engenharias WTF

      Troca de Links

    terça-feira, 26 de julho de 2011

    Matrícula e período tranquilos


    Período bem light pra mim, tou com 4 cadeiras bem de leve, pra poder levar o curso tranquilo sem reprovar mais nada... O bagulho tá ficando cada vez mais louco lá em computação (e olhe que nem chegou as 3 infras!). Tou pensando ainda em colocar alguma eletiva no período de modificação, tou pensando também em ser monitor lá pela Área II. Primeiro pra não perder o costume e segundo pra poder ganhar meu vale-Habib's de R$ 193,00 (Como diria Luana Luna).

    Sim! Lembrei uma coisa... Eu venho recebendo algumas ordens extra-judiciais de direitos autorais no e-mail, por causa do blog. Porisso, alguns downloads de livros podem não estar disponíveis, então não fiquem me mandando e-mails e comentários dizendo que os links estão quebrados, porque eu não irei consertar os links protegidos por direitos autorais.

    No mais... Tou de boa na lagoa (justificando a foto)
    Troca de Links

    sexta-feira, 22 de julho de 2011

    Sexta morgada e parabéns aos calouros

    Sexta-feira + férias + ócio + vontade de sair = noite de badalação... certo? Errado! Pelo menos pra mim!

    Hoje deu tudo errado, primeiro porque vinha marcando algo para fazer com a turma da faculdade desde a quarta. E até aí todo mundo não falava nada com nada, nem algo definido sobre o que fazer hoje(sexta, 22/07), primeiro um rumor sobre uma casa de praia, depois outro sobre o bar do Alceu (muito bom por sinal, era onde mais queria estar agora), logo posterior a isso, uma cogitação de fazer uma party aqui em casa (onde eu disponibilizaria a todos minha maravilhosa Caipirinha que só eu sei fazer), depois bar do Alceu de novo... Depois desisti de arrumar algo com a galera da faculdade e Liguei para uma velha amiga que me chamou pra ir pra um bar em Olinda velha onde rola Blues. Eis que surge um impecílio e tudo volta a estaca zero! Terminou que fiquei sem paciência e vou terminar ficando em casa mesmo... Se bem que tem uma rave pra ir, mas não tou com gás pra rave... Que Inferno! Vou ficar em casa mesmo!

    Deixando meu tédio de lado, utilizo esse mesmo post para dar parabéns aos calouros que foram aprovados no Vestibular 2011.2 para Engenharia CTG na UFPE, e minhas especiais congratulações aos caros:

    JOAO PEDRO CAVALCANTI PEREIRA
    GIULIANA WARDA SCOLA DE MORAES
    MARCOS VINICIUS NUNES DE SOUZA
    ARTUR DUBEUX DUARTE
    EDUARDO BARBOSA DE ALBUQUERQUE MARANHAO

    os 5 primeiros colocados e com boas notas para serem segunda entrada...

    bem, preparem-se para aguentar o saco da area II e toda aquela chatice das matérias básicas.

    sem mais delongas, acredito que o próximo post será uma notícia, espero eu, boa...

    Fiquem com deus... mesmo sabendo que ele não existe!



     
    Troca de Links

    sexta-feira, 8 de julho de 2011

    C - Curso Completo

    Olá pessoas que ainda leem meu blog!
    Muita coisa mudou na minha rotina desse semestre, eu estudei muito mais e passei em todas as disciplinas em que estava matriculado. Isso me deu mais motivação para continuar estudando cada vez mais e mais (...sorvete)

    Preparei aqui pro blog uma coletânea de todo o material da disciplina de introdução à Programação, ministrada pelo excelentíssimo Professor Doutor Adriano Sarmento. O qual detém os direitos de autoria de todos os slides desse post.

    As aulas são explicadas nos mínimos detalhes para que não restem dúvidas sobre o assunto apresentado.

    todas as aulas encontram-se AQUI



    Além das aulas, coloquei também todas as 6 listas de exercícios do semestre para vocês praticarem o que aprendem nas aulas. Para quem quiser o pacotão de listas de exercícios, use esse LINK

    PS.: No slide 00, pulem para a página 7 se não quiserem saber as estatísticas de aprovação da cadeira na UFPE